O decreto 084/2023 assinado nesta terça (24), pelo prefeito Dr. Geraldo, homologou o pedido do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Cultural de Silvânia (CMCPC), para o tombamento compulsório de forma definitiva da estrutura física que integra o extinto Colégio Ginásio Anchieta.

Criado em 1926 a instituição fazia parte da Inspetoria São João Bosco, da Rede Salesiana Brasil, funcionou durante muitos anos como internato e escola agrícola. Em 1970 conveniou-se com o Governo de Goiás para atender alunos do ensino fundamental e médio, já em 2010 a unidade abrigou a União Brasileira de Educação Católica (UBEC-CENTAF), ofertando o ensino técnico, em áreas agrícolas.

No ano de 2019 depois do anúncio das condições do convênio com a rede estadual a inspetoria decidiu pelo fechamento da unidade depois de 93 anos de atuação em Silvânia. Ao longo de sua trajetória, o Ginásio foi destaque na educação goiana, sendo responsável pela formação de diversos políticos, artistas, escritores e religiosos.

A antiga sede, abriga o prédio da escola, uma fazenda com edificações e a Mata de Nossa Senhora, uma reserva natural com diversas espécies vegetais e animais e nascentes importantes para o município. Diante do seu valor histórico, ambiental e sua vasta colaboração para a cultura e a educação local, o CMCPC avaliou o pedido de populares para o seu tombamento.

Durante a assinatura, estiveram presentes o Juiz da Comarca de Silvânia, Adenito Francisco Mariano Júnior, o presidente da Câmara de Silvânia, vereador Mi, o presidente do Conselho, Dr. Rubens Vieira, o presidente da Academia Silvaniense de Letras, Artes e História de Silvânia (ALAHS), Luzo Gonçalves, secretários municipais e representantes da cultura.

SECOM Governo de Silvânia