Parte integrante das comemorações pelos 248 anos o concurso envolve estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, a ação é realizada pelo Governo de Silvânia, por intermédio das secretarias de Educação e de Cultura, Turismo e Juventude, em parceria com a Academia de Letras, Artes e História de Silvânia (ALAHS).

O concurso de redação e desenho tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes. Neste ano o concurso apresenta o tema, “Goianidade: compreendendo a identidade do povo silvaniense”.

A participação dos estudantes se dará em sete categorias, com os subtemas:

Categoria I – alunos do jardim I e II, somente desenho: Silvânia, minha cidade do coração;

Categoria II – 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, desenho e frase: O que mais gosto na minha cidade;

Categoria III – 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, convite: Vem pra Silvânia!

Categoria IV – 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, poema: Silvânia, minha, sua, nossa cidade do coração;

Categoria V – 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, memória literária: Silvânia, minha terra, minha gente;

Categoria VI – 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, crônica: Silvânia da minha janela;

Categoria VII – 2º e 3º ano do Ensino Médio, artigo de opinião: Silvânia: belezas e desafios da minha terra.

Os conteúdos serão produzidos dentro da rotina escolar das unidades, o concurso prevê a participação de alunos com deficiência, que poderá ser viabilizada com o auxílio de monitores na transcrição dos trabalhos, quando necessária. A escolha dos trabalhos finalistas ficará a critério das escolas participantes e os vencedores definidos por comissão de avaliação do Concurso.

A apresentação dos trabalhos vencedores e a premiação dos mesmos acontecerá no dia 07 de outubro, na Biblioteca Municipal Coronel Pirineus.