Rafael Cintra

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o município de Silvânia realiza, entre os dias 3 e 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com uma programação educativa e científica voltada à conscientização ambiental e à valorização da biodiversidade. A iniciativa é fruto de uma importante articulação entre a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de meio ambiente e secretaria de agricultura, com universidades públicas e órgãos federais de pesquisa e conservação.

O evento contará com palestras, debates e atividades práticas envolvendo especialistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), além da participação da Prefeitura de Goiânia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Programação

A abertura oficial ocorrerá no dia 3 de junho, às 9h, no Auditório do Espaço Cultural “Juvenal Tavares”, com uma série de palestras. Entre os destaques da programação estão a Profa. Dra. Rosane Collevatti (UFG), coordenadora do Projeto PELD, que abordará os avanços e objetivos do programa; a Profa. Dra. Daniela Melo Silva (UFG), que tratará dos impactos dos agrotóxicos sobre o meio ambiente; e o Dr. Daniel Graziani, da Prefeitura de Goiânia, que discutirá as zoonoses e seus reflexos na saúde pública.

No dia 4 de junho, também às 9h, no mesmo local, o Dr. André Coutinho (UFG) apresentará palestra sobre restauração ecológica. A programação inclui ainda a exposição dos resultados do Projeto PELD – Pesquisas Ecológicas de Longa Duração –, com apresentações de diversos pesquisadores da UFG:

  • Beryl Lutz: estudos sobre plantas
  • Edgar de Lima: pesquisa com aves
  • Karen Borges: pequenos mamíferos
  • Thamyres de Abreu: identificação de áreas prioritárias para restauração
  • Wanderson Teles: grandes mamíferos

Encerrando as atividades, no dia 5 de junho, ocorrerá uma ação de educação ambiental na Flona de Silvânia, a partir das 9h. A atividade será conduzida pela professora Hélida Cunha e monitores da UEG, com uma “passarinhada” – atividade de observação de aves – em parceria com estudantes das escolas locais.

O evento destaca ainda o papel estratégico da Floresta Nacional de Silvânia (Flona), unidade de conservação federal, como espaço privilegiado para a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais do Cerrado goiano.

Com uma programação rica e participativa, a Semana do Meio Ambiente de Silvânia se consolida como um momento de reflexão e mobilização coletiva em defesa do planeta.