Silvânia ganha estação para coleta de dados meteorológicos

Através de parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi instalada em Silvânia uma estação meteorológica, construída no âmbito do projeto Clima Escola/Agência Espacial Brasileira (AEB).

O equipamento é composto por uma pequena placa de computador e de pequenos sensores ambientais, contemplando: umidade, temperatura e pressão atmosférica, registrando as condições climáticas locais. Os dados são enviados para um servidor e ficam disponíveis para acesso online.

Além do monitoramento climático, a ação tem por objetivo contribuir com o ensino de climatologia, especialmente para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, trazendo um maior engajamento da sociedade para a coleta e transmissão de dados meteorológicos, inclusive para uma previsão climática mais precisa.

O equipamento foi instalado na Floresta Nacional de Silvânia (Flona) e integra as ações do Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD) desenvolvido em Silvânia pela UFG e instituições parceiras. No dia 03 de junho a estação foi acionada, desde então os dados podem ser consultados acessando o site www.climaescola.com.br.

A estação também propicia o aprofundamento do assunto com alunos da rede pública de ensino, onde os alunos podem vivenciar as informações geradas através do contato com a natureza.