Silvânia entra em estágio de atenção no combate ao Coronavírus

Diante do aumento de casos confirmados na região da Estrada de Ferro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumentou o rigor nas ações para o isolamento social da comunidade. A prefeitura publicou o decreto 253/2020 que suspende a flexibilização de algumas atividades comerciais no município, considerando serviços essenciais à população.

Segundo o documento estão proibidas as atividades em academias, igrejas e templos religiosos, bares e lanchonetes. Os estabelecimentos alimentícios poderão atender na modalidade de entrega (delivery), sem o expediente físico em seus comércios.

Estão mantidas as proibições ao consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, festas e eventos públicos ou privados, atividades esportivas em clubes, estádios, campos de futebol, quadras e ginásios, além das medidas de segurança e higiene em supermercados e similares.

A partir da publicação, foram reinstaladas as barreiras sanitárias em caráter educativo e de monitoramento daqueles entram e saem da cidade. O controle acompanha a aferição de temperatura e orientações de medidas de segurança para o acesso.

O decreto estabelece prazo de quinze dias para as medidas, podendo ser suspenso ou prorrogado, diante da necessidade e avaliação do Gabinete de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Silvânia.

Para os que descumprirem as medidas estão previstas as punições do Código Penal Brasileiro, e aos servidores públicos, as normas do Estatuto dos Servidores. As avaliações seguem as Notas Técnicas da Secretaria Municipal de Saúde, com fiscalização de equipes multidisciplinares estabelecidas pela pasta, fiscais municipais e Polícia Militar.

Para denúncias a comunidade poderá utilizar canais de tele atendimento:

Polícia Militar: 190

Secretaria de Saúde: (62) 3332-3410 / 3332-3280 (também whatsapp)

Vigilância Sanitária: (62) 3332-2432

Alô Prefeitura: 0800 648 9002