Programação especial marca as comemorações pelos 245 anos de Silvânia

A Prefeitura de Silvânia preparou uma programação repleta de eventos para marcar os 245 anos de Silvânia, que serão completados no dia 05 de outubro. As atividades incluem apresentação culturais, shows artísticos, inaugurações e eventos que celebram quase duas décadas e meia de história.

“Nós pensamos em algo que representasse estes 245 anos, são eventos que preservam nossas memórias, resgatam nossas tradições e contribuem para nossa formação cultural, enquanto silvanienses. Além de atividades de lazer para comunidade”, disse o prefeito Zé Faleiro sobre a programação lançada nesta semana.

Veja como será a programação completa:

FLITS

A Festa Literária de Silvânia – FLITS, foi criada dentro das comemorações pelo centenário da Casa da Cultura. Entre os dias 16 e 23 a festa deve movimentar a Biblioteca Municipal Coronel Pirineus, com a visitação de escolas estaduais e municipais, contação de histórias e diversas atividades com os alunos.

No cardápio da FLITS ainda acontecerá um sarau no dia 21 na Praça do Rosário e um dia inteiro dedicado à comercialização de livros, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais na Praça do Rosário no dia 23.

MÉRITO BONFIM

Criada para homenagear cidadãos que contribuem, ou contribuíram com o desenvolvimento de Silvânia ao longo dos anos, a Comenda do Mérito Bonfim é a maior honraria concedida pelo município.

Neste ano 24 pessoas dos mais diferentes setores serão homenageadas a partir da indicação dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A entrega das medalhas acontecerá no dia 25 de setembro no Atenas Clube.

CATURAMA

Em parceria com o Governo de Goiás e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), a Prefeitura de Silvânia realiza entre os dias 03 e 05 de outubro o Festival Caturama, primeiro festival regional da Estrada de Ferro.

O evento contará com a participação de mais de 15 cidades da região, e apresentará as potencialidades dos municípios envolvidos, através da cultura, a gastronomia e o turismo regional. A ação que acontecerá no Lago Municipal Márcio Luiz dos Santos, marcará ainda a inauguração daquele importante espaço de lazer entre os bairros Maria de Lourdes e Jorge Barroso.

Além da programação gastronômica o festival terá diversas atrações artísticas: no dia 03, a jovem dupla PH & Michel animam a noite, dia 04 a atração é o violeiro Almir Pessoa e no dia 05, Danilo Hudson se apresenta no palco do festival.

245 ANOS

Já tradicional nas comemorações de aniversário, no dia 05 de outubro, a partir de 15h acontece o Desfile Cívico-Militar, com a participação de escolas e instituições da cidade e da Região da Estrada de Ferro, além das forças de segurança, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.