Prefeitura distribui mais de oito toneladas em alimentos da Merenda Escolar

A Secretaria Municipal de Educação está realizando nesta semana a distribuição de alimentos da merenda escolar, para famílias de baixa renda que possuem alunos matriculados na rede municipal de ensino. São mais de 1.400 quilos de alimentos entre legumes, frutas e quitandas, que irão auxiliar nas despesas familiares durante a pandemia.

Segundo a secretaria os itens são provenientes de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que antes eram aplicados na alimentação dos alunos dentro das instituições. Com a suspensão das aulas, durante a campanha de combate ao Coronavírus, foi desenvolvido um programa para que estes alimentos continuem chegando até os estudantes.

O kit é composto por frutas como: maçã, banana e laranja, legumes como: cenoura e beterraba, além de biscoitos, pães, roscas e bolos.

A aquisição e distribuição são coordenadas por nutricionistas, assistentes sociais e educadores, que juntos vão até os alunos em suas residências, fazem avaliações e a entrega dos benefícios. A ação é supervisionada pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE).

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, seguindo os atendimentos de instituições como o Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS ) e o Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS ), as famílias  foram identificadas e serão acompanhadas por estes órgãos.

Outros itens como: arroz, feijão, óleo, produtos de limpeza e de higiene, também oriundos de recursos da merenda e da manutenção das unidades educacionais já foram entregues, priorizando famílias de baixa renda, com alunos matriculados, que procuram as instituições de apoio. Considerando as distribuições desde o início da pandemia contra a Covid-19, foram mais de 8 mil quilos em alimentos distribuídos.