Festa literária marcará o centenário do prédio da Biblioteca Municipal

Criado em 1919, o edifício da Casa da Cultura que abriga a Biblioteca Municipal Coronel Pirineus completa 100 anos no segundo semestre deste ano. Para comemorar a data a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, responsável pela instituição, prepara uma programação especial com diversos eventos ao longo do ano.

O prédio já abrigou uma agência bancária, salão de festas, escola e diversas instituições culturais, hoje além do acervo da biblioteca é também a sede da secretaria de Cultura.

No dia 22 de janeiro um grupo de Pirenópolis esteve em Silvânia para  o intercâmbio de experiências obtidas com a Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri). O objetivo é a integração dos movimentos literários e junto da Academia Silvaniense de Letras criar a Flits – Festa Literária de Silvânia.

Participaram do encontro membros da equipe do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), da academia de letras de Silvânia, da Secretaria de Estado da Cultura e do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Região da Estrada de Ferro. “Silvânia, assim como Pirenópolis, tem muito para contar ainda”, destacou o secretário de Cultura, Beto Rego, sobre a experiência da Flipiri.

“A partir da criação da nossa academia, nós estamos revivendo o título de ‘Atenas de Goiás’, que Silvânia carregou por muitos anos. Fortalecer esse movimento é fundamental, a partir daí colaboramos com a memória de nossa cidade”, completou o prefeito Zé Faleiro.

Os eventos do centenário ainda contam com a participação de todas as unidades escolares do município, eventos artísticos, exposições e visitações. A programação será lançada em breve pela secretaria de Cultura.