“Trem Turístico” potencializa o turismo na região e se fortalece com adesão de municípios

Em sua 15ª edição o seminário “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo” levou a proposta do trem de ferro turístico e do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo da Estrada de Ferro, até a cidade de Pires do Rio. O evento teve como objetivo a promoção de potencialidades da região e a discussão de ações criativas que desenvolvam o turismo local.

No evento o prefeito Zé Faleiro, que preside o Consórcio, assinou o termo para adesão de Catalão, Orizona e Ipameri ao grupo de cidades que buscam a viabilidade do projeto. “É uma alegria ver que os colegas estão acreditando no nosso trabalho e querem fazer parte deste sonho”, disse o prefeito.

O palestrante Décio Coutinho, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ministrou a palestra sobre cidades criativas, segundo ele o projeto é referência para o país e internacionalmente.

“Como palestrante eu viajo muito e conheço muitas iniciativas, mas nenhuma demonstrou tanto potencial, tanta força e riqueza a ser explorada como o trem turístico de vocês”, disse Décio em sua palestra.

Durante a abertura do evento o prefeito Zé Faleiro também anunciou a liberação da utilização da linha férrea pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Nós fizemos gestão junto ao órgão, e hoje temos a liberação para que o nosso trem possa circular na linha, em horários alternados com transporte de carga”.

As próximas ações do projeto preveem a elaboração do plano de Viabilidade Técnica que deverá estabelecer a rota inicial do trem, custos de sua instalação e o potencial turístico de cada cidade. Também está prevista uma viagem ao Rio de Janeiro na Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

Também no evento aconteceram apresentações culturais, exposição de artesanatos.