Lançado projeto Guardiões de Bonfim: trabalho de preservação com crianças

Em parceria com a Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA), a secretaria municipal de Meio Ambiente lançou o projeto “Guardiões de Bonfim”. A iniciativa trabalha com crianças da rede pública de ensino, e leva práticas de fiscalização e conservação ambiental.

O lançamento aconteceu no dia 19 de junho, no Aprendizado Marista Padre Lancísio, também parceiro na iniciativa. Alunos e professores do curso de Engenharia Ambiental são responsáveis por ministrar as aulas, que nesta primeira turma possui 20 estudantes.

“Que bom que conseguimos parcerias para desenvolver ações tão importantes como esta. Levar a conscientização para as crianças é a garantia de que tudo isso será aplicado em casa, quando se trata da preocupação ambiental, isso se torna mais importante ainda”, enfatizou o prefeito Zé Faleiro durante o lançamento.

Para o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Fabrício Nascimento, a ação é promissora e deve abrir portas para novos projetos. “A prefeitura está de parabéns pela iniciativa e nós queremos que mais prefeituras pensem e queiram parcerias com a nossa instituição. Tenho certeza que este é o primeiro de muitos benefícios que traremos para Silvânia”, disse o professor.

No projeto, os alunos recebem orientação para o tratamento ambiental, práticas de preservação, cuidado e fiscalização. O objetivo é desenvolver fiscais e promotores, levando conhecimento prático e teórico, com aulas em unidades de preservação, como a Floresta Nacional de Silvânia (Flona).

A ação é financiada pelo Fundo de Proteção do Meio Ambiente, gerido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).