Grande público participa da edição 2018 do Cinema Popular em Silvânia

Recebendo a 11ª edição do Circuito de Cinema Popular promovido pelo Instituo Icuman Cultural, os silvanienses puderam prestigiar a exibição do filme “As Duas Irenes”, gratuitamente na Praça do Rosário no dia 18 de maio.

Foram quase 600 pessoas que acompanharam a exibição do longa nacional. “O Cinema Popular sempre é sucesso em nossa cidade, as pessoas inclusive cobram a vinda do projeto. São destas iniciativas que nós queremos ser parceiros, que promovem coisas boas e valorizam o que é nosso”, destacou o prefeito Zé Faleiro.

A proposta de realizar um circuito itinerante de exibição de filmes surgiu há mais de uma década. “O Cinema Popular atua visando a redução dos níveis de exclusão audiovisual que atinge a população brasileira”, explica Maria Abdalla, coordenadora do projeto.

Depois de Silvânia, o cinema passa pela cidade de Piracanjuba e já realizou exibições em  Nerópolis,Itaberaí, Itapuranga e Ceres promovendo sessões públicas e gratuitas do filme do diretor goiano Fábio Meira.

“A satisfação de proporcionar um momento de entretenimento, lazer e cultura para a população de cada cidade participante é o estímulo que mantém o Cinema Popular ativo por todos esses anos”, finaliza Maria Abdalla.

As Duas Irenes

O filme escolhido para ser exibido neste 11º Circuito Cinema Popular é “As Duas Irenes”, escrito e dirigido pelo goiano Fábio Meira. Gravado na cidade de Goiás, o longa-metragem traz as atrizes Priscila Bittencourt e Isabela Torres interpretando as duas Irenes.

O ponto de partida do longa foi uma história que aconteceu na família do próprio diretor. O avô do diretor teve duas filhas com mulheres diferentes e colocou o mesmo nome nelas; aos 13 anos, Fábio Meira descobriu o segredo do avô. A história o marcou e anos depois ele começou a escrever o roteiro. Foram sete anos até colocar a história das duas Irenes na tela.