Reunião discute ações culturais para projeto do trem turístico da Estrada de Ferro

No dia 19 de janeiro a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude realizou um encontro para discutir o plano de desenvolvimento sustentável da região da Estrada de Ferro. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Coronel Pirineus e reuniu representantes de oito cidades.

O grupo discutiu ações que podem ser aplicadas, visando à promoção do potencial turístico e cultural de cada um dos municípios envolvidos no Consórcio Intermunicipal da Estrada de Ferro. “Nós sabemos perfeitamente que estas cidades possuem uma riqueza cultural muito grande, o que precisa ser feito é estimular formas criativas de explorar e receber os turistas que nos visitam”, disse o prefeito Zé Faleiro, que é também o presidente do consórcio.

Para a capacitação e os trabalhos de viabilidade do projeto, que prevê a implantação de um trem turístico entre as cidades, órgãos e instituições como a Goiás Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED) e o Sebrae auxiliam na criação de estratégias culturais e turísticas que poderão ser aplicadas ao longo da linha férrea.

Segundo Thiago Falbo, que é o superintendente de Micro e Pequenas Empresas da SED, o encontro e a criação do consórcio é um grande avanço para a região. “Este apoio de um com o outro fortalece a todos, é assim que os municípios ganham espaço e notoriedade”, destacou. Ainda para Falbo, o projeto chama a atenção, “toda esta mobilização cultural causa uma sensibilidade, tanto no poder público como para a iniciativa privada e a própria população”.