Silvânia ganha centro de conciliação, parceria entre prefeitura e Tribunal

No dia 29 de setembro foi inaugurado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Silvânia. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) Gilberto Marques Filho, do prefeito Zé Faleiro e outras autoridades. Com a instalação dos serviços qualquer cidadão pode fazer acordo de conciliação.

O prefeito iniciou seu discurso falando dos desafios à frente da prefeitura. “É uma responsabilidade muito grande a que assumimos e para o nosso sucesso, parcerias como esta são fundamentais. A união entre os poderes fortalece ainda mais a proposta de desenvolvimento de nosso município”, ressaltou Zé Faleiro.

Para a juíza Nathália Bueno Arantes da Costa, do Foro de Silvânia, o centro pode adiantar processos. “O Judiciário encontra-se assoberbado de processos sendo que há necessidade de criamos alternativas eficazes de soluções dos litígios, assim a conciliação e mediação possibilitam resolver rapidamente questões que poderiam se prolongar por anos”.

Iniciando sua fala o presidente, Gilberto Marques, relembrou do período em que foi aluno do Ginásio Anchieta, destacando a cultura educacional de Silvânia. Ainda em seu discurso ele frisou o avanço que é a instalação e a abertura dos centros de conciliação. “Esse é o 58º Cejusc que instalamos em Goiás, um instrumento de grande valor em nosso sistema de justiça como um todo”, destacou.

Presente no evento, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Doraci Lamar, falou sobre o funcionamento do Cejusc, principalmente como forma de promover a ampla defesa. “Eu acredito que quando as partes têm de volta o empoderamento, elas terão uma Justiça plena”, enfatizou.

A prefeitura é parceira do Tribunal Justiça para o funcionamento do Cejusc, quatro servidores foram cedidos para realizarem os trabalhos de conciliação.

No evento, ainda estiveram presentes o promotor de Justiça Carlos Luiz Wolff de Pina; o procurador-geral do Estado Alexandre Tocantins, que representou o governador Marconi Perillo; o prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares entre outras autoridades.

Veja mais fotos do evento.