Escritores se reúnem para criação da Academia Silvaniense de Letras

Ainda na programação de reinauguração da Biblioteca Coronel Pirineus, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude promoveu no dia 25 de agosto, o encontro de escritores goianos. Durante todo o dia membros da Academia Goiana de Letras e outros autores, contaram histórias, conheceram pontos turísticos da cidade e traçaram metas.

O evento contou com grandes nomes da literatura goiana, como Geraldo Coelho Vaz, que já foi condecorado com Título de Cidadão Silvaniense pela Câmara de Vereadores, o escritor Edival Lourenço, presidente da União Brasileira dos Escritores, Lêda Selma, que preside a Academia Goiana de Letras e Adenor Aires, que lidera a academia goianiense, além de nomes como Bariani Ortencio e silvanienses como Gessilma Silva e Edmar Cotrim.

Geraldo enalteceu a importância de Silvânia na formatação política e educacional do Estado de Goiás. “Nós estamos em uma cidade que já formou deputados, governadores e senadores, que colabora até hoje para o desenvolvimento de Goiás. Sem falar na educação, que sempre foi referência para outras cidades, com a presença dos maristas, salesianos e salesianas”, falou o escritor.

“Eu fiquei surpreso quando vi a quantidade de escritores que nós conseguimos reunir aqui hoje, certamente essa é uma data para se lembrar na história desta biblioteca e da nossa cidade”, confessou o prefeito Zé Faleiro, que agradeceu a presença de todos e destacou a mobilização do secretário de cultura, Valdir Rosa.

A secretária de educação, Rosane Batista, o de administração João Diogo e os vereadores Kleber França e Alessandra Maciel, também prestigiaram o encontro. Os escritores doaram obras para composição do acervo da biblioteca e propuseram a criação da Academia Silvaniense de Letras, para o resgate e a preservação da cultura educacional da cidade.

Depois do encontro eles visitaram pontos como a Igreja Nosso Senhor do Bonfim e a Estação Ferroviária, no dia 03 de outubro um novo encontro deverá iniciar a formalização da ASL.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO