Biblioteca Coronel Pirineus é reinaugurada com mais de 10 mil volumes

A Prefeitura de Silvânia entregou no dia 24 de agosto a revitalização da Biblioteca Municipal Coronel Pirineus. O prédio passou por ampla reforma, numa parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) através do Fundo de Arte e Cultura.

Foram investidos mais de R$ 100 mil na recuperação do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, troca do piso, janelas e pintura. “Esta é uma ação importante da Secretaria de Cultura de Silvânia, em virtude da simbologia deste local para a história de nossa cidade”, ressaltou o secretário Valdir Rosa, se referindo ao prédio histórico.

Construído em 1919, o local conhecido como “Casa da Cultura”, já abrigou uma escola, salão de festas e um banco. Em 1982 foi reformado e adaptado, passando a sediar a biblioteca da cidade e outros órgãos culturais.

A Biblioteca Municipal foi criada em 1943 e faz parte do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, seu acervo inicial é remanescente do Clube Bibliotecário Bonfinense, criado pelo Coronel Antônio Pireneus de Sousa, de quem leva o nome, hoje seu acervo possui mais de 10 mil volumes.

Durante a solenidade de reabertura o prefeito Zé Faleiro destacou a importância do local. “Espaços como esse fazem a diferença na formação de jovens como vocês (se referindo aos alunos da plateia), a leitura é uma prática que devemos incentivar assim como os estudos, usufruam deste espaço, aproveitem a oportunidade de ter todo esse universo à disposição” enfatizou.

Ainda participaram da solenidade, o vice-prefeito Kika Caixeta, a primeira-dama, Valéria Faleiro, o prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro, o coordenador regional da Seduce, professor Luciano Gomes Lima, os vereadores, Washington Sousa, Silvério Lobo, Kleber França, Tatiane Duarte, Paulo César e Léo Vítor, além de outras autoridades municipais.