Reinaugurada a Biblioteca Municipal Coronel Pirineus

Um fim de tarde na Praça do Rosário, foi assim que a Prefeitura de Silvânia entregou a revitalização da Biblioteca Municipal Coronel Pirineus. A solenidade reuniu autoridades do município, profissionais da educação, alunos e escritores, que também acompanharam a entrega da ampliação do Centro Administrativo Municipal.

Foram investidos mais de R$ 100 mil na recuperação do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, troca do piso, janelas e pintura, da biblioteca. “Esta é uma ação importante da Secretaria de Cultura de Silvânia, em virtude da simbologia deste local para a história de nossa cidade”, ressaltou o secretário Valdir Rosa, se referindo ao prédio histórico. Já a sede da prefeitura ganhou novas salas, pintura e modernização de instalações.

“Hoje com a entrega da Biblioteca, a reforma do prédio da prefeitura e a manutenção da Praça do Rosário. Nosso centro histórico ganha vida e recupera muitas de suas características”, ressaltou a primeira-dama Valéria Faleiro em sua fala. Os dois prédios estão localizados na praça, que é um importante marco de desenvolvimento da cidade.

As intervenções na Coronel Pirineus, foram possíveis através de convênio com o Governo de Goiás, através do Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), que viabilizou os recursos. O coordenador regional da secretaria, Luciano Lima, representou a secretária Raquel Teixeira na solenidade. O vice-prefeito Kika Caixeta, que temabém participou do evento, falou aos alunos de escolas estaduais e municipais que prestigiaram a inauguração, “aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo, leiam e se dediquem aos estudos de vocês”.

Para o prefeito Zé Faleiro, as intervenções na biblioteca representam um investimento no futuro, através do incentivo à leitura e aos estudos, ainda em sua fala ele destacou a ação da Secretaria Municipal de Cultura. “Gostaria de enfatizar o primoroso trabalho do secretário, professor Valdir Rosa, para o andamento desta obra e de muitas outras ações que ele e sua equipe desenvolvem na secretaria. Eles estão fazendo a diferença”, disse.

Ainda em seu pronunciamento o prefeito falou sobre a criação de eventos que movimentem cada vez mais a região, como forma de incentivo à valorização da região. Ele também agradeceu a presença do prefeito de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro e da parceria do governo estadual. “É importante lembramos da parceria do Governo de Goiás com Silvânia, o governador Marconi, tem nos recebido e colaborado para o bom andamento das obras que estamos desenvolvendo pelo município”.

O evento foi encerrado com a reabertura da biblioteca, que dispõe de um acervo com mais de 10 mil volumes, além de salas de estudo e um telecentro.

Veja outras fotos do evento.