Igreja de São Sebastião é reinaugurada em evento com a presença do governador Marconi

O dia 27 de junho ficará marcado para a comunidade do Bairro São Sebastião, por conta da reabertura da igreja centenária de São Sebastião, que foi restaurada através da parceria da Prefeitura de Silvânia e o Governo de Goiás, um investimento de quase R$ 1 milhão. A solenidade de reinauguração contou com a presença do governador Marconi Perillo, do vice, José Eliton, prefeito Zé Faleiro e autoridades locais e do Estado.

Por conta de uma interdição da defesa civil, o templo ficou fechado por alguns anos, diante do risco eminente de desabamento e de degradação de sua estrutura, quando então o recurso para sua recuperação foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE).

Entre os trabalhos realizados, foi refeita toda estrutura do telhado, a substituição do piso e a recuperação de suas cores originais, feita através de pesquisas nas paredes e em seus altares. “É prazeroso entrar neste templo e poder conhecer os detalhes e sua beleza original. Uma alegria saber que outras gerações poderão conhecer este bem tão precioso e uma satisfação poder participar da devolução deste patrimônio ao povo de Silvânia. Temos que agradecer ao Governo de Goiás e ao governador Marconi por este benefício”, destacou o prefeito Zé Faleiro.

O governador Marconi Perillo fez questão de visitar a igreja, segundo ele já havia conhecido o templo há 30 anos, na primeira visita que fez à cidade. A secretária responsável pela SEDUCE, Raquel Teixeira também participou da solenidade de reinauguração.

Construída em estilo colonial, a igreja, foi tombada em 2004 como patrimônio do município, e em janeiro de 2012 tornou-se patrimônio cultural de Goiás. Suas paredes são feitas de adobe e todos os altares feitos em madeira, assim como detalhes do acabamento, semelhante à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, marco zero da cidade construída por volta de 1.800.