Protocolo de Atendimento visa combater casos de violência contra mulher

Em Silvânia o dia 08 de março foi marcado pelas discussões sobre a violência contra mulher, a data simbólica foi escolhida para o lançamento do Protocolo de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência. O evento aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil e reuniu profissionais dos Sistemas únicos de Assistência Social e de Saúde, além de representantes da comunidade.

A ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Apoio à Mulher, desenvolvida pelo Centro de Referência em Assistência Social – Creas, alertou para o crescente número de violência contra mulher na Região da Estrada de Ferro e sobre os casos em Silvânia, lançando o protocolo como forma de combate a este crime.

“Normalmente nesta data nós sempre fazemos uma festa para as mulheres, brincadeiras, música, dança, mas nesse ano nós resolvemos tratar o Dia Internacional da Mulher de uma maneira diferente e discutir sobre esse tema tão pesado, mas necessário diante dos casos que estamos vivenciando”, justificou a primeira-dama Valéria Faleiro.

O protocolo foi desenvolvido a partir da Lei Federal nº 11.340/06 – Lei Maria da Penha, criada como ferramenta para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo o documento apresentado, o objetivo é de possibilitar a integração das ações entre os órgãos de atuação nos casos de violência, unindo todos os trabalhos de enfrentamento aos crimes contra mulher.

Segundo o Creas, foram realizados estudos e procedimentos que identificaram vítimas através de atendimentos, rodas de conversas e ações desenvolvidas em diversas unidades de atendimento, da saúde e assistência social. “Com isso e diante da demanda existente, percebemos a necessidade de elaborarmos este material, para melhor norteamento dos órgãos envolvidos”, disse a coordenadora da unidade, Valéria de Paula.

O prefeito Zé Faleiro também participou do evento e parabenizou as mulheres pela data. Ao longo do dia foram realizados debates e discussões sobre o protocolo, visando sua aplicação dentro das instituições participantes.